fotosvídeos>textos

Sinuca

30/12/22

A sinuca é um jogo rítmico e sequencial. Uma pessoa faz uma jogada, depois outra, depois outra e assim por diante. É muito fácil pegar um recorte desse jogo, uma jogada isolada e enxergar a disposição das bolas na mesa como algo completamente aleatório. Mas se você para pra pensar, aquele exato posicionamento das bolas é consequência de absolutamente todas as jogadas anteriores. Desde a estourada inicial, a que aparenta ser a menos importante e mais aleatória. 

Sabe o que também funciona desse jeito? A vida. A vida é uma sequência de pequenos eventos que soam completamente aleatórios mas que, juntos e combinados, te levam para um cenário maior e definitivo. 

O que diferencia um bom jogador de sinuca de um péssimo jogador de sinuca é a capacidade de enxergar a importância de cada jogada. O que acontece muito comigo nas raras vezes que eu jogo sinuca é eu me deparar com uma situação em que não tem nenhuma bola “fazível” e eu simplesmente só estourar o que tá na mesa sem qualquer intenção pre-meditada. Um bom jogador de sinuca nunca faria isso. Ele entende que cada oportunidade de bater em uma bola, por pior que seja o cenário na mesa, importa para o conjunto maior de jogadas. Um bom jogador de sinuca coloca intenção em absolutamente todas as tacadas que ele faz. É isso que leva ele a chegar no cenário maior e definitivo que é colocar a bola 8 na caçapa. 

Minha maior meta pra 2023 é me tornar um bom jogador de sinuca.